domingo, 10 de abril de 2011
Aula 1 - 08 de abril de 2011
* www.banksy.co.uk
Queridos alunos,
Estão faltando ainda os links para: vick muniz, latuff, fotos da líbia, fotos do egito, twitters (ghonin, latuff), youtube de imolação e ipad2.
Só hoje, domingo, eu posto em sossego, consigo postar as aulas e os links como prometido.
O ano de 2011 começou com os protestos no mundo árabe, sobretudo no norte da África. Isso aumenta muito a possibilidade desse assunto ser abordado em questões de vestibular. Além do mais, nenhum especialista em mundo árabe sequer suspeitou do alcance que estas revoltas tomariam. Depois de décadas de governos tiranos, países como a Tunísia e o Egito, livraram-se de seus ditadores em questão de dias. Apesar da crise ainda estar em andamento podemos dizer que 2011 já marcou uma mudança radical na política interna das populações com seus respectivos governos e desses países com o mundo em geral e a Europa em particular. O caso mais grave atualmente é a Líbia cuja população rebelde se esforça para depor o ditador Muamar Kadafi, cuja tirania já dura 42 anos.
O ano de 2011 também já ficou marcado pelas tragédias naturais, tanto no Brasil, principalmente na região serrana do Rio de Janeiro quanto no Japão. O terremoto seguido de tsunami que atingiu o país do sol poente afetou também a usina nuclear de Fukushima e novamente colocou o mundo às voltas com os perigos de uma energia nuclear.
Barack Obama visitou o Brasil e sinalizou com parcerias em construções de infra-estrutura. A presidenta Dilma, muito bem avaliada em seus quase 100 dias de governo cobrou uma revisão às tarifas de nossas commodities: etanol, laranja, aço e petróleo. Por outro lado há o interesse no apoio americano à cobiçada cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Steve Jobs, que estava sumido por problemas de saúde, fez subir em 1% as ações da Apple ao aparecer em público para lançar o Ipad 2. Também lembramos a Bienal do Livro em São José dos Campos que vai de 9 a 17 de abril de 2011 e destacamos três dos filmes documentários que concorreram ao Oscar 2011.
Em nosso destacado obituário do mês tivemos Osvaldo Granado, o amigo do Che, a atriz Elizabeth Taylor e o escritor imortal da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar, que partiram desta para melhor. E nós, que vamos ficando por aqui, assistimos perplexos aos acontecimentos de ontem. Como para provar que uma aula de atualidades jamais conseguirá ser realmente atual, na véspera de nossa aula, slides preparados e prontos, uma terrível tragédia em Realengo no Rio de Janeiro faz o país inteiro discutir a violência e suas causas. Esquizofrenia paranóide pareceu ser a causa mais provável como nos explica a entrevista da Globonews.
Quinta-feira, 07/04/2011
O psiquiatra Talvane de Morais afirma que alguns indícios apontam para uma patologia mental grave. Segundo o especialista, a carta que o assassino deixou está cheia de fatos que demonstram que ele estava com delírio místico.
Os slides da primeira aula de atualidades você encontra aqui.
Alguns dos links dos temas abordados na aula:
- Barack Obama no Brasil - Quais os interesses de Obama?
- Puro talento em cena de menos de um minuto. "Quem tem Medo de Virgínia Wolf", Elizabeth Taylor e Richard Burton:
- Artistas gráficos trabalham para ajudar as vítimas do tsunami no Japão:
http://cfsl.net/tsunami/
- "Godzilla", o imaginário do Japão preparando corações e mentes para as recorrentes convulsões da natureza:
Oscar 2011 - Documentários:
- Inside Job (Trabalho Interno) - Vencedor do Oscar de documentário em 2011:
Quem quiser baixar esse filme clique este link.
- Lixo Extraordinário (Vik Muniz)
Para baixar o filme clique aqui.
- Filme sobre street art e o genial Banksy, "Exit through the gift shop". A trilha sonora também é ótima! 'Tonight the streets are ours':
- Introdução do Simpsons por Banksy, em 2010:
um abraço,
Delmonte
Marcadores:
Banksy,
Barack Obama,
Chuva na região serrana do Rio,
Egito,
Fukushima,
Hosny Mubarak,
Ipad 2,
Latuff,
Líbia,
Muamar Kadafi,
Steve Jobs,
Tragédia em Realengo,
Tsunami no Japão,
Vick Muniz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário