sábado, 12 de fevereiro de 2011

Atualidades para além das notícias cotidianas.


*foto Delmonte

As aulas de atualidades não devem ser uma mera repetição das notícias veiculadas pela mídia. O que se pretende nessas aulas é ampliar a discussão, que nem sempre é feita no jornalismo mais rasteiro da TV. A televisão é inegavelmente o principal acesso a informação da maioria das pessoas. E todos sabemos o quanto ela pode ser superficial e vinculada a interesses corporativos. A superficialidade é ainda maior nos canais abertos, haja visto tantas notícias com abordagens semelhantes, mesmo em canais diversos, possibilitando momentos de reflexão praticamente igual a zero. No entanto, o mais assistido programa do país, "campeão de audiência" já há várias décadas é um telejornal. Sendo assim é quase certo que sua influência e força nos obriga a assisti-lo. Ele não é exatamente ruim, porém, deveras superficial em seu enfoque e aberto demais para atender demandas específicas como no nosso caso.

Portanto as aulas de atualidades pretendem estabelecer um diálogo entre os diversos acontecimentos políticos e sócio-culturais e relacioná-los seja com eventos passados ou possíveis desdobramentos futuros.

Nosso olhar deve estar principalmente atento aos acontecimentos com probabilidade maior para tornarem-se questões de vestibular.

Por fim, nossa proposta parte principalmente de um conteúdo aberto, disponível na internet. Portais de notícias, jornais, blogs, youtube, redes sociais, tudo isso pode e deve nos ajudar a montar esse complexo painel mensal cuja a aula será sempre o momento da exposição e reflexão. Em geral as aulas destacam acontecimentos relativos à política nacional e internacional, ao meio ambiente, à ciência e tecnologia e às artes e espetáculos. Também estaremos atentos às notícias relativas ao mundo do estudante em geral e do vestibulando em particular.

O blog lança desde já um desafio para que os alunos se animem a participar com sugestões de notícias, vídeos e outros comentários. Toda participação é bem vinda! O estímulo à discussão deve ser a sua principal recompensa.

Bem vindos ao blog "Dossiê Atualidades 2011"!

Esse ano é de vocês!

um abraço,
Delmonte